Existem dois tipos de pessoas que representam o maior índice de fracasso em todas as esferas da sociedade, primeiro os que planejam demais e não executam, segundo os acelerados que executam muito e planejam pouco.
AUTO AVALIAÇÃO
Quando reconheço quem sou, consigo buscar ajuda para elevar meu nível, quando não sei quem sou, transfiro a culpa e esqueço a solução. O problema maior é que a minha postura e meu caráter representam o meu ser pessoal e profissional.
EMPREENDEDOR
Se pretendo ser um empreendedor todo meu perfil vai se refletir no meu negócio, se não consigo fazer uma auto avaliação, uma auto critica como vou conseguir identificar a principal dor do meu mercado. O resultado acontece quando existe o equilíbrio entre tempo de planejamento e período de execução.
EFICIÊNCIA
Para empreender de forma eficiente é preciso fazer analise de perfil, saber planejar e executar. Dentro deste tripé você precisa desenvolver habilidades de gestão que envolvem liderança, pessoas, processos, logística, marketing, finanças e mercado.
OS CAMINHOS
São três caminhos que podem ser tomados: o primeiro partir pra execução sem planejamento e ir batendo cabaça ao longo do projeto e correndo o risco de gastar muito ou quebrar, este é o caminho mais utilizado.
O segundo é buscar informação e testar no caminho, você pode até conseguir, mas leva tempo e a sua falta de conhecimento pode lhe custar muito caro.
O terceiro e mais eficiente caminho é buscar alguém preparado que já testou e construiu resultado e sabe te ensinar o caminho.
Por isso estou aqui com toda minha experiência para ajudar você a crescer seu negócio. Tudo isso em um único lugar. O Curso Sempre Azul.
O curso Sempre Azul foi desenvolvido para conhecimento e aprimoramento na área de gestão de negócios, para micro, pequenas e médias empresas.
O CONTEÚDO
Esse curso tem um conteúdo simples e objetivo, de fácil assimilação para qualquer pessoa que esteja interessada em montar um negócio, ou para quem já tem um negócio e não sabe como administrar.
A TRANSFORMAÇÃO
O conteúdo desse curso permite o empreendedor fazer uma avaliação desde o seu próprio perfil até à avaliação geral do mercado. Se você está inseguro para tirar sua ideia do papel ou se você não sabe como melhorar os resultados do seu negócio, esse curso foi feito pra você.
ACONSELHAMENTO
A consultoria empresarial é um processo de aconselhamento e assessoria ao empresário, uma ferramenta importante de auxílio na administração de empresas. A consultoria serve para auxiliar essas empresas a crescerem e se profissionalizarem e assim cooperarem para o crescimento do país.
A EVOLUÇÃO
A pouco mais de doze anos comecei a atuar nessa brilhante atividade de consultoria empresarial, e porque eu digo isso! Digo isso porque essa atividade me proporcionou um crescimento profissional e uma grande evolução pessoal.
O FRACASSO DAS EMPRESAS
Estando presente em diversos setores pude presenciar o sucesso e o fracasso de muitas pessoas, muitas delas fracassaram não por ter investido em uma ideia ruim e sim por falta de instrução para conduzir essa ideia, outros por imaginar que a melhor solução para sua vida fosse montar um negócio, e claro a resposta certa não necessariamente está em montar o seu próprio negócio, essa resposta exige primeiramente uma avaliação de perfil e em seguida diversas outras avaliações sobre o mercado.
A SUA DOR
Foi pensando nessas pessoas, nesses empresários que resolvi criar um curso em um formato de consultoria para auxiliar o empreendedor que está pensando em montar um negócio bem como aquele empreendedor que está com seu negócio funcionando, mas que enfrenta dificuldade para se manter no mercado.
Josimar Pereira é consultor empresarial a mais de 12 anos, sua principal atuação tem sido na área de gestão de negócios e marketing para micro, pequenas e medias empresas. Já ajudou dezenas de empresas a construir resultados acima da média.
Eu sou Josimar Pereira, graduado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista UNIP, MBA em Gestão em Marketing pela FGV, diversos cursos de aperfeiçoamento na área de gestão de negócios e marketing.
Meu apreço por marketing e vendas começou bem cedo, a princípio eu busquei essa área para trabalhar um pouco minha timidez, até os meus 16 anos de idade eu tinha medo de tudo e de todos, foi aí que eu pensei, preciso me libertar deste carma. Com pouca informação e sem muito acesso a quem pudesse me auxiliar, a única coisa que eu ouvia falar na época era que trabalhar com vendas poderia me ajudar a perder ou controlar a timidez. Decidi que iria trabalhar com vendas e comecei a procurar um emprego nessa área, e aos 16 anos de idade eu comecei a trabalhar em uma empresa de vendas, iniciei por um dos produtos mais difíceis de se vender, vendas de livros porta a porta. A empresa disponibilizava um treinamento de vendas e em seguida saíamos de porta em porta oferecendo o catálogo de livros, foi muito bom, não eliminei minha timidez, mas comecei a controlá-la.
O tempo passou e a vida me concedeu uma nova oportunidade, recebi um convite para ministrar aulas de informática, parece bizarro dizer isso hoje, mas até alguns anos atrás as pessoas faziam cursos de informática. Nesse período mais uma vez pude lapidar ainda mais minhas habilidades de comunicação, gestão, marketing e vendas. O mais interessante é que eu nunca me sentia pronto para ministrar aula.
Em 2002 inicia-se um novo ciclo na minha vida, comecei a trabalhar em uma instituição de ensino, tudo muito novo, uma empresa grande, muitos funcionários, e só de estar em um ambiente de ensino eu já me sentia realizado, mas continuava a pensar que ensinar, ministrar aulas não era pra mim. Pois bem, o tempo foi passando e eu sempre vendo os alunos chegando e saindo, pessoas realizando seus sonhos, cursando os cursos de suas preferências e eu olhava pra mim, analisava minha realidade financeira e não via saída para iniciar minha faculdade.
O meu trabalho me colocava em contato direto com alunos e professores e logo fiz muitas amizades e muitos professores me diziam: Josimar você precisa fazer um curso superior, eu dizia sim, preciso, mas poucos sabiam da minha realidade financeira. Nesse período havia um professor que gostava muito do meu trabalho, tecia vários elogios e sempre me incentivava a estudar, eu ouvia, concordava, mas não dizia nada sobre minha realidade. Um dia ele chegou e disse: Josimar o que te impede de começar seu curso? A instituição não fornece um desconto para funcionários? Eu disse sim, mas mesmo com a meia bolsa da instituição a matrícula é integral e a mensalidade ainda fica fora do meu orçamento. Nesse momento ele abriu a pasta e tirou um montante em dinheiro e disse “tá aqui o dinheiro para sua matrícula”.
Após esse gás do professor eu me encorajei e mesmo com o orçamento não permitindo em agosto de 2004 eu me matriculei no curso de Administração de Empresas. Nesse dia eu lancei um desafio a mim mesmo, nenhum obstáculo vai me impedir de concluir esse curso, e assim eu fiz, tive dias difíceis, teve dias em que eu tinha que escolher entre almoçar ou pagar passagem do ônibus para ir embora. Eu estudava pela manhã, ingressava a aula às 8h encerrava às 11h40 e às 13h eu já estava trabalhando e só parava às 23h. Dormia muito pouco porque o meu translado de ônibus era longo, eram dois ônibus pra ir e dois pra voltar, em dias de prova o único momento que eu tinha pra estudar era na madrugada, porque aos sábados eu trabalhava e aos domingos costumava aplicar provas de vestibular e concurso para complemento de renda. Foram dias exaustivos, cansativos, mas eu venci.
Enfim chegava o último ano da faculdade, o ano era 2007 período que o aluno começa a fazer o trabalho de conclusão de curso (TCC) momento eufórico, montar o grupo, definir qual o ramo de atividade e qual empresa você vai fazer o seu projeto. Defini o grupo e logo em seguida não deu certo, sai de um grupo e fui pra outro, achei que estava fazendo uma boa escolha, mas no final tive que fazer quase todo o trabalho, no primeiro momento achei ruim, mas mais tarde eu fui entender que esses problemas estavam moldando minha atividade profissional que exerço hoje. Começamos o (TCC) escolhemos um hotel para o projeto, o legal foi que esse projeto era uma consultoria, o grupo precisava escolher uma empresa, fazer um diagnóstico, propor soluções, convencer o proprietário das mudanças e apresentar o resultado. E foi nesse momento que me descobri como consultor empresarial, me apaixonei pelo trabalho, o resultado da consultoria foi muito elogiado pelo proprietário e a partir desse momento eu decidi o que eu faria após a conclusão do curso.
Terminei o meu curso, conheci um professor na instituição nos tornamos amigos, ele me incentivou e me ajudou muito na minha formação como consultor e nos tornamos sócios. Abri minha empresa em 2008 e começamos com três atividades: a primeira era cursos de pós-graduação em parceria com a instituição na qual eu trabalhava e estudava na época, segunda atividade consultoria empresarial e terceira atividade cursos de aperfeiçoamento.
Mas como nem tudo é alegria, a parceria com a instituição não deu certo, quando montamos a primeira turma e a empresa viu nosso potencial, eles começaram a não honrar o combinado em contrato e decidimos encerrar a parceria, fizemos uma nova parceria com outra instituição que também não foi adiante. Em 2011 recebemos um convite para realizar em parceria um projeto nosso de um curso de aperfeiçoamento de gestão de custos e formação de preço em Aracaju, fizemos, foi uma experiência fantástica, voltamos pra Goiânia fizemos mais um evento, um café da manhã com empresários.
Em paralelo a essas atividades de cursos eu atendia meus primeiros clientes de consultoria, a exemplo disso, esse evento que foi realizado em Goiânia aconteceu no espaço de eventos de um cliente de consultoria na época. A partir dessas experiências decidimos que seria interessante montar um escritório que pudesse contemplar os seguintes serviços: consultoria, cursos, eventos e palestras. Em 2017 acrescentamos ao projeto mais um integrante e mais um serviço, contabilidade, mas quando estava tudo pronto, sala alugada, projeto pronto, contrato de locação finalizado um dia antes da assinatura meus então sócios resolvem redefinir o projeto e alterar tudo que havíamos definido. Fiquei chateado, pensei, analisei e decidi sair da sociedade, foi uma surpresa, eles não esperavam essa reação, insistiram, mas eu preferi sair.
2017 começava um novo ciclo em minha vida, mais uma decepção, mais um desencanto, mas eu não desisti foquei em minha carreira solo. Ingressei no Curso de MBA em Marketing da FGV e comecei a produzir conteúdo para as plataformas digitais e percebi que existia uma enorme oportunidade de escalabilidade no meu trabalho de consultoria e assessoria empresarial.
Agora já mais experiente, com mais de 50 empresas atendidas direta ou indiretamente no campo da consultoria e assessoria, eu me senti preparado para compilar minha experiência e meu conhecimento em um curso, mas eu não queria montar um curso qualquer, eu queria um curso que comunicasse com meu público, que fosse entendido por eles, que solucionasse a dor deles. E por mais de dois anos eu produzi conteúdo falando e entregando minhas experiências, meus relatos de resultados e estratégias que foram utilizadas na prática com meus clientes. Após esse acúmulo de experiências, diversos testes de linguagem, abordagens e formas mais simples de passar um conteúdo técnico, eu decidi escrever esse curso e até o nome eu tive o cuidado de não o fazer pra mim, mas sim para o meu cliente.
A escolha do nome, dos títulos, subtítulos e todo conteúdo elaborado não foi simplesmente do ponto de vista técnico e científico, isso faz parte, mas o que eu tive mais cuidado foi em elaborar algo que fosse simples, real, prático e que pudesse solucionar todas as dores que identifiquei dos meus clientes ao longo quase 13 anos de consultoria empresarial.
E baseando-se nas principais dores dos meus clientes que são medo e equilíbrio financeiro eu decidi nomeá-lo como SEMPRE AZUL.
Se você está em busca de aprender uma forma eficiente de administrar um negócio, fique atento ao lançamento das demais temporadas do curso Sempre Azul.
Nesta primeira etapa você vai aprender como estruturar um negócio. Veja a seguir o que teremos em cada temporada.
Sempre Azul
O Curso Sempre Azul é um produto elaborado por especialistas em gestão de negócios e é fruto da união de conhecimento, experiência e estudos de mais de 12 anos de mercado. É importante afirmar que o conteúdo oferecido NÃO GARANTE resultados fáceis, sendo um material exclusivamente informativo e educacional e os seus resultados podem variar de acordo com a sua dedicação a seguir todas as orientações ensinadas e também de acordo com os fatores externos que não possuem vínculo com o que é ensinado no treinamento.
Fale com a gente